Boas vindas





O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.


Clarice Lispector


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pronomes possessivos

São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

Minha casa está sendo reformada.












Emprego dos pronomes possessivos

Veja o exemplo:

“Meu carro estragou.”

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

Meu senhor permita-me ajuda-lo.

Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.

Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)

Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)

Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)



pessoa do discurso
pronome possessivo
1ª pessoa singular
meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa singular
teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa singular
seu, sua, seus, suas.
1ª pessoa plural
nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa plural
vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa plural
seu, sua, seus, suas[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário